quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

Famílias terão assentamento para deixar terra indígena

Autor(es): Cleide Carvalho
O Globo - 20/12/2012

Área semiurbana é para grupos sem perfil para reforma agrária
O município de Alto Boa Vista, no Mato Grosso, terá um novo assentamento para abrigar famílias que viviam em Posto da Mata, a área de maior conflito na desocupação das Terras Indígenas Marãiwatsédé. A portaria que cria o assentamento Vida Nova foi publicada ontem no Diário Oficial da União. A área semiurbana tem lotes de um hectare e abrigará 300 famílias.
- A ideia é assentar as famílias que não têm perfil para os programas tradicionais de reforma agrária. Elas poderão ter alguns animais e plantar, mas combinado com a atividade que já exercem - explica Nilton Tubino, coordenador geral dos Movimentos do Campo e Território da Secretaria Nacional de Articulação Social.
Segundo Tubino, terão prioridade apenas as famílias que foram notificadas para a desocupação das terras indígenas e que comprovarem residência em Posto da Mata. Dos 183 já cadastrados para receber lotes do programa de reforma agrária, apenas 80 se adequavam ao perfil de trabalhador rural. Até terça-feira, 47 fazendas foram vistoriadas, das quais 21 estavam desocupadas. A operação tem sido tranquila depois da chegada de reforço policial.

do site clipping

Nenhum comentário:

Postar um comentário