sexta-feira, 2 de agosto de 2013

Novos mapas do IBGE auxiliam pesquisadores e gestores na área agrícola e ambiental


Os novos gráficos possibilitam um retrato mais abrangente do Censo Agropecuário de 1996 e oferece ao usuário a oportunidadde comparar tipologias de uso com produtos mais recentes
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) lançou nessa terça-feira (12) novos mapas dos estados do Rio Granddo Sul e do Amazonas, além do mapa de cobertura e uso do solo no Brasil. Mais detalhados que os anteriores, os documentos contém dados completos que possibilitam pesquisas e comparações.
Divulgação/IBGEO mapeamento permite visualizar concentrações e direções que o uso da terra desenha no PaísAmpliar
  • O mapeamento permite visualizar concentrações edireções que o uso da terradesenha no País
O mapa do Rio Granddo Sul com maisdetalhamento do que o anterior classifica a cobertura e uso da terra em Áreas Antrópicas Não Agrícolas, Áreas Antrópicas Agrícolas, Áreas de Vegetação Natural, Água e Outras Áreas. As informações foram obtidas por meio de sensoriamento remoto, trabalhode campo, entrevistas, dados estatísticos e da literatura disponível.
A técnica da Coordenação de Recursos Naturais e Estudos Ambientais do IBGE,, Eloisa Domingues explica que o mapa está disponível no formato Shape [arquivo com dados geoespaciais, usado por sistemas de informações geográficas], que possibilita a inserçãode novos dados para atender à necessidaddo usuário.
“Nesse caso, a gente não está entregando uma imagem. São linhas, são polígonos, informações detalhadas que serão de interesse para um usuário técnico ou para um gestor. De acordo com Eloisa, o formato Shape tem uso técnico, em universidades, secretarias de Agricultura ou de Meio Ambiente.
Para fazer o mapa do Amazonas foram usadas com 76 imagens do satélite Landsat–TM-5, feitas entre 2010 e 2012.
O mapa Mural de Uso da Terra dBrasildisponível nos formatos PDF [documentos com texto, gráficos e imagens em formato independente do programa no qual foram criados] e Shape, que tem como base as informações do Censo Agropecuário de 1996. Eloisa explica que ele foi refeito usando os padrões e as metodologias usados no mapa mural de 2006, com o objetivo de fornecer material para comparar o uso da terra entre os dois períodos.
Os mapas podem ser acessados por meiodos links:


Fonte:

Nenhum comentário:

Postar um comentário