quinta-feira, 23 de julho de 2009

Ibama apreende 4 mil estacas de Acapu em Tailândia/PA

Fiscais do Ibama trouxeram na noite desta quarta-feira (15), uma parte das 4 mil estacas de acapu, que foram retiradas ilegalmente do município de Tailândia, no Pará, e que seriam levadas para fazendas do sul e sudeste do estado. Com o auxílio de um trator, um caminhão e seis motosserras, a madeira, que está na lista de espécies ameaçadas de extinção, era retirada sem autorização do órgão competente.
Segundo o chefe da Fiscalização do Ibama no Pará, Alessandro Queiroz, essa essência florestal amazônica está escassa no estado por ter sido bastante explorada de forma ilegal e, por isso, fazendeiros de vários municípios recorrem à região de Tailândia, onde ainda existe parte dessa madeira. “É uma espécie muito utilizada em construção civil, naval e, também, na confecção de móveis e objetos artesanais. Logo, é muito visada para a exploração. Então, nosso trabalho é impedir que pessoas mal intencionadas extraiam de forma ilegal o que já está em vias de extinção”, afirma Queiroz.
Durante a ação, também foram apreendidas duas motocicletas e cerca de 160 metros cúbicos de madeira em tora de várias essências, que serão transportadas para o depósito de produtos florestais da Secretaria de Estado de Meio Ambiente do Pará - Sema, na Região Metropolitana de Belém. As multas aplicadas aos responsáveis pela ação ilegal totalizam mais de R$ 70,6 mil.
Retirado do site do IBAMA - autoria:Luciana Almeida Ascom Ibama/PA

Nenhum comentário:

Postar um comentário