quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

Livro Vermelho da Flora do Brasil aponta espécies de plantas ameaçadas de extinção


Lançado pelo Jardim Botânico do Rio de Janeiro em 3 de dezembro, o Livro Vermelho da Flora do Brasil reúne avaliações de risco de espécies de plantas brasileiras que já constavam em diferentes listas oficiais de ameaçadas, e aponta que, destas, 2118 estão ameaçadas de extinção. Os estudos reunidos em 1.100 páginas subsidiarão a confecção da Lista Oficial de Espécies da Flora Brasileira Ameaçadas de Extinção, a cargo do Ministério do Meio Ambiente.
 
A elaboração do Livro Vermelho foi coordenada pelo Centro Nacional de Conservação da Flora (CNCFlora/JBRJ) e contou com a colaboração de uma rede de mais de 200 especialistas do Brasil e do exterior. Os organizadores são Gustavo Martinelli e Miguel Avila Moraes. 
 
A publicação visa municiar os tomadores de decisão com informações científicas, para que possam estabelecer prioridades de ação para a conservação de plantas. Também será útil, entre outras coisas, para direcionar pesquisas científicas que venham preencher lacunas de conhecimento importantes sobre a flora brasileira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário